terça-feira, 23 de outubro de 2012

Representação DIgital



                                  Representação Digital

Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. È também possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazena-los em suportes, tais como CD e DVD. Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos. Existem dois tipos de sinais: analógicos e digitais. O processamento de sinais analógicos é feito pela Amostragem, Quantização e Codificação.

                                    Tipos de sinal


Analógico :
Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um velocímetro analógico de ponteiros, um termómetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, um voltímetro analógico de ponteiros, é exemplos de sinais lidos de forma directa sem passar por qualquer descodificação complexa, pois as variáveis são observadas directamente. Para entender o termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo digital.


  • Na electrónica digital, a informação foi convertida para bits, enquanto na electrónica analógica a informação é tratada sem essa conversão. Um exemplo de sinal analógico é o disco de vinil.
  • O instrumento analógico consiste num painel com uma escala e um ponteiro que desliza de forma a se verificar a posição deste sobre aquela. Num galvanómetro, por exemplo, a deflexão do ponteiro sobre uma escala fornece a leitura directa de grandezas físicas, como tensão eléctrica, ou força electromotriz, intensidade de corrente eléctrica, resistência eléctrica, entre outras.

Digital:
Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito.

                   
Processamento de sinais analógicos

Amostragem:
O sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contem um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.


Quantização:
Em processamento de sinais, quantização é o processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores. 


Codificação:
Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mutilmédia



   
Multimédia
 
De acordo com Fetterman & Grupta (1993), o conceito multimédia restringe-se a aplicações que envolvam interactividade, cor e, claro, apresentações multissensoriais. Para estes autores, multimédia é uma experiência simultaneamente multissensorial e participativa, com um impacto emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo, e que ocorre num ambiente interactivo de computador: “Multimédia Digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de media num ambiente interactivo e colorido por computador”.







Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia

· Online:

Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web, mas este não é a única forma de o fazer. Aliás, nem é necessário estar ligado à rede informática para se ter uma divulgação multimédia online. Basta simplesmente colocar monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a informação gravada no seu disco.


Vantagens:
Através da divulgação de conteúdos multimédia online a principal vantagem com que nos deparamos é a possibilidade de ser acessível a uma maior variedade de pessoas, pois basta ao utilizador aceder a rede para ter ao seu dispor vários conteúdos multimédia.

Desvantagens:
Normalmente os conteúdos multimédia são ficheiros muito “pesados” contendo centenas de MB. Isto dificulta ao utilizador ter acesso a eles via online, pois é mais difícil e demora mais tempo aceder a esses mesmos conteúdos multimédia.

· Offline:

 Divulgação de conteúdos multimédia Offline é feita através de unidades de armazenamento maioritariamente do tipo digital. No caso da divulgação de conteúdos Offline os suportes que são utilizados na grande maioria das vezes são os CD's e DVD's.



Vantagens:

Para o utilizador é mais fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação dos conteúdos multimédia como os CD’S e os DVD’s e é também mais fácil de os utilizar desta forma visto que os CD’s e DVD’s têm uma maior capacidade de armazenamento sendo assim capazes de armazenar os conteúdos multimédia.

Desvantagens:
A desvantagem neste tipo de divulgação de conteúdos é que o utilizador tem de transportar os dispositivos com ele o que os torna menos acessível. Enquanto pela via online apenas tem de aceder a rede.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ergonomia


O que é a Ergonomia?

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Factores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um factor essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.

A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia actua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos factores ambientais que possam afectar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.

A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, actividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.
É uma ciência multidisciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como: anatomia, antropometria, biomecânica fisiologia, psicologia, etc…
Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=qzSidOA8EaM

Bibliografia:   http://www-usr.inf.ufsm.br/~cacau/elc202/ergonomia.html

Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtuais

Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtuais


Dispositivos: luvas, capacete, óculos, rato, joystick. Roupa VRMLA para a Realidade Virtual é uma indumentária que permita a interacção com o mundo virtual. A comunicação pode ser realizada de várias maneiras, sendo que o acompanhamento óptico de marcadores tem sido o mais utilizado.

Através destes dispositivos podemos interagir com a realidade virtual.

 











Vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=z96yX_yQUF0&feature=related


Bibliografia: http://raquelrita.blogspot.pt/2011/09/dispositivos-informaticos-utilizados-na.html

Realidade Virtual


O que é realidade virtual?


É o uso de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo a pessoa mergulhar em mundos criados por um computador. Ela começou a se desenvolver em várias áreas diferentes a partir dos anos 70. Alguns dos primeiros usos foram em simuladores de vôo, que ajudavam a treinar futuros pilotos. O uso da expressão realidade virtual, porém, só apareceria por volta de 1989, em artigos do americano Jaron Lanier, um visionário que, além de cientista da computação, é compositor e artista plástico. Muita gente acredita que a realidade virtual só serve para joguinhos de computador ou brincadeiras imitando o filme Matrix. Na verdade, ela tem aplicações práticas importantes em indústrias, na ciência e no treinamento de pessoas para atividades de risco.




Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Oitvv1KYzgE

Bibliografia:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual



Interactividade


O que é a interactividade?



Interactividade é um conceito que quase sempre está associado às novos médias de comunicação, a interactividade pode ser definida como:

“Uma medida do potencial de habilidade de um média permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada.”

Porém ainda há a perspectiva sociológica do termo que seria:

“A relação entre duas ou mais pessoas que, em determinada situação, adaptam seus comportamentos e acções uns aos outros”

Interactividade não é um termo comumente encontrado em dicionários. A única referência encontrada foi no Dicionário de Inglês de Oxford que diz:

a) Uma actividade que envolve interação;

b) Propriedade de ser interactivo.



Vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=QR8iC2YkTCA

Bibliografia:  http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/texto_grupo.html






Interface Gráfica


O que é a interface gráfica?

Interface pode ter diversos significados. Em informática geralmente refere-se a uma forma de comunicação entre dois pontos distintos: entre uma placa de vídeo e a placa mãe, por exemplo (no caso a “comunicação” dar-se-ia por meio de uma interface ou barramento).

Interface Gráfica é um conceito da forma de interacção entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa.

A interface gráfica do Windows por exemplo, pode ser entendida como o conjunto da barra de tarefas com a área de trabalho e o menu Iniciar. A interface de um programa é a sua tela, o seu modo de dispor as coisas na tela. Não é tão complicado entender.

Ao ouvir que um programa teve melhorias na interface, quer dizer que a tela dele foi alterada, por exemplo, mudando as posições dos botões, menus e itens diversos – geralmente tornando o uso do programa mais fácil.

Ao ouvir sobre “interface optimizada para…” quer dizer que a tela do programa foi alterada para se ajustar á determinadas condições. Por exemplo, em netbooks as interfaces gráficas são optimizadas para telas pequenas.


Vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=ptxfTmbO_IY

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_gr%C3%A1fica_do_utilizador