terça-feira, 30 de outubro de 2012

Padrões de Codificação de Caracteres

O que são Padrões de Codificação de Caracteres?

 

     • Na década de 60, surgiu a necessidade de “os computadores comunicarem” (trocarem informações). Por esse motivo, surgiram padrões de codificação. Esses padrões consistem em tabelas com grupos de bits que representam determinados caracteres.                                                                              

Exemplos comuns são o código morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos elétricos de longa e curta duração e também o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código morse além de outros símbolos através de números inteiros e da representação binária em sete bits destes mesmos números.

um exemplo de padrões de codificação de catacteres


 

 

 

 

 

 

Em que consiste a tabela de código ASCII ?

  • A tabela de código ASCII surgiu nos anos 60, devido à necessidade de criar um padrão que fosse utilizado por todos os computadores, tornando mais fácil a comunicação entre eles e a troca de dados.                                                    
  • A tabela ASCII utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, muito deles adequados apenas à língua inglesa, por ter sido desenvolvida nos Estados Unidos

Tentem fazer isto:

Para se obter um caracter ASCII num processador de texto, a partir do teclado, pressiona-se a tecla ALT e, simultaneamente, no teclado numérico, digita-se o código da tabela ASCII correspondente ao carácter pretendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário